(I Samuel 18 e 20)
Jônatas, filho de Saul, era muito amigo de Davi. Na verdade, eles tinham muito mais do que uma amizade, eles tinham uma aliança. Jônatas deu sua própria capa a Davi, como também as suas vestes de guerreiro, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto.
Mas um dia, Davi descobriu que Saul queria matá-lo, e contou para Jônatas.
Jônatas achou estranho porque seu pai não havia comentado nada com ele, mas Davi sabia que Saul conhecia a amizade deles e não queria que o filho sofresse, mas Davi tinha certeza que estava bem perto da morte.
Mesmo desconfiado, Jônatas queria ajudar o seu amigo, e Davi lhe deu uma sugestão:
Amanhã é a Festa da Lua Nova, e eu deveria ir sem falta ao jantar do rei. Mas eu irei me esconder no campo até depois de amanhã à noite. Se o seu pai notar que eu não estou à mesa, diga que eu pedi a você para me deixar ir com urgência a Belém, pois está na época de toda a minha família oferecer lá o sacrifício anual.
Jônatas gostou da idéia e pediu para que Davi fosse com ele ao campo. Chegando lá, ele contou a Davi o que estava pensando em fazer para avisá-lo, caso ele descobrisse que Saul queria mesmo matá-lo.
O plano foi feito e Davi foi se esconder no campo.
O rei Saul chegou para a Festa da Lua Nova e sentou-se para comer no lugar de costume, perto da parede. Abner, primo de Saul, sentou-se ao lado de dele, e Jônatas, na sua frente. Mas o lugar de Davi ficou vazio.
Naquele dia Saul não disse nada, mas no dia seguinte, o segundo dia da Festa, o lugar de Davi continuava desocupado.
Então Saul perguntou a Jônatas: — Por que Davi não veio comer nem ontem nem hoje?
Jônatas respondeu: Ele me pediu licença para ir a Belém para ver os seus parentes na festa do sacrifício.
Saul ficou muito zangado, falou que queria matar Davi, então Jônatas perguntou ao seu pai o que Davi tinha feito de tão grave para merecer a morte, mas Saul estava com tanta raiva que atirou uma lança em seu filho para machucá-lo, e assim Jônatas entendeu que seu pai estava determinado a matar Davi, por isso ele ficou muito triste.
Logo pela manhã, Jônatas foi ao campo com seu empregado, e pediu para ele buscar as flechas que ele atirava ao campo. Ele foi sem entender, mas isso fazia parte do plano para avisar Davi. Então, Jônatas deu suas armas ao empregado para ele levá-las a cidade, para poder ver seu amigo.
E foi ao encontro de Davi, os dois estavam muito tristes, e choraram juntos.
E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, que o Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre.
Jônatas e Davi se tornaram grandes amigos.
Nós podemos ter muitos ou poucos amigos. Mas o nosso melhor amigo é e sempre vai ser JESUS! Ele está conosco em todos os momentos, para nos proteger, e cuidar de nós, nos conhece pelo nome, morreu na cruz porque nos ama! E um dia, vamos morar no céu, juntos com Ele pra sempre.
10 comentários:
A verdadeira história ninguém conta, sobre o caso de amor entre David e jonatas
Nem existe essa versão isso é teses do homem, mente poluída das pessoas, amigos existem,pq Deus não aceita homemsexual.
Ae Azael...se ninguém conta ...como é que sabe? Ta onde mesmo? Na Bíblia?
Deus te ama Azael
Acho engraçado os falsos evangélicos pois se o mesmo seguir o que a bíblia diz vai queimar no inferno. Casar pura uma delas.so quem pode julgar é Deus somos fruto do pecado vivemos no pecado. Então ao invés de criticar vamos ajudar ao seu semelhante plantar o bem plantar o amor. No final quem vai prestar conta somos nós. Leiam a bíblia e intérprete da sua forma e veja se vc não está no pecado para ta apontando o dos outros. Deus é amor então ame mais por um mundo melhor
Vc sabe entam conta
Amém
Quem não tem o espírito santo de Deus em sua vida nunca vai entender e sentir o valor de uma amizade.
Ótimo
Existe amigos mais chegado que um irmão
Então tem sim nesse mundo de tanta sujeiras amizade sincera eu acredito sim
Postar um comentário